terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Última postagem do ano

A última unidade do nosso livro trata sobre o assunto a posição geopolítica do Brasil.
Em cima deste tema, faça uma pesquisa na internet e no nosso livro para responder às seguintes perguntas:

1 - O Brasil é uma potência regional?
2 - O Brasil prefere a ALCA ou o MERCOSUL?
3 - O Brasil merece ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU?
4 - O Brasil é uma potência econômica mundial?

OBSERVAÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM COMPOR UM TEXTO, SENDO QUE TODAS DEVEM ESTAR JUSTIFICADAS!!!!

ENTREGA: 08/12/2011

4 comentários:

  1. O Brasil é a Potência Regional da América do Sul pois a sua economia é mais forte-a sétima maior economia do mundo por PIB nominal-,o seu território é o quinto maior,com um litoral bem extenso favorecendo o escoamento de produtos e outros.
    O Brasil prefere o MESCOSUL,pois além dele ser o ''líder'' do bloco,com o MERCOSUL as relações e negociações políticas e econômicas entre os países da América do Sul é facilitada,já a ALCA é apenas uma estratégia dos EUA para poder vender seus produtos em toda a América sem pagar impostos,o que seria ruim para o Brasil e o resto da América Latina pois as suas economias poderiam virar reféns da Potência Norte-Americana.
    O Brasil merece ser membro permanente da Conselho de Segurança da ONU pois está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único país da América Latina que domina o uso da energia nuclear.Outrossim, conforme citado acima, o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo, sendo o enriquecimento desta substância necessário para a fabricação de armas nucleares, tendo já a tecnologia necessária para a construção delas. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares, possuindo o décimo terceiro maior orçamento militar do planeta. O país também possui um grande número de soldados, já que o alistamento militar é obrigatório, fazendo do exército brasileiro um dos maiores do mundo. O país tem a maior aeronáutica, marinha e exército da América Latina e mantém distinta superioridade em aparatos militares, com exceção na força aérea, onde Chile e Venezuela possuem relativa paridade devido a aquisições recentes.
    O Brasil é uma potência econômica mundial,sua economia é a sétima maior do mundo passando Itália e Canadá.
    Turma:Kaic(09),Maria Luiza(15) e Geraldo(05)

    ResponderExcluir
  2. 1- O Brasil é a Potência Regional da América do Sul pois a sua economia é mais forte-a sétima maior economia do mundo por PIB nominal,com um litoral bem extenso favorecendo o escoamento de produtos e outros,o seu território é o quinto maior.
    2- O Brasil prefere o MERCOSUL,
    porque com o MERCOSUL as relações e negociações políticas e econômicas entre os países da América do Sul é facilitada e o MERCOSUL esta em primeiro no bloco economico, o ALCA ja é uma estrategia de negocio para os EUA de vender os produtos na America sem pagar inposto que ia esta o brasil e a America Latina.
    3- O Brasil merece ser menbro do conselho da ONU; Porque o Brasil tem participado das conferências mundias que abordam problemas globais e propõem soluções.
    4-O Brasil é uma potencia Economica nos prócimos 15 anos; o Brasil é uma das nações G4, que buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU, Mas, para conseguir ficar entre as cinco maiores economias globais, o Brasil terá que exibir uma taxa média anual de crescimento de 5,4% pelos próximos 45 anos. É nesse ponto, aliás, que reside o maior exercício de projeção. Como o país manterá taxas tão elevadas de alta do PIB diante de resultados recentes tão modestos? O PIB brasileiro cresceu 2,3% no ano passado; O Brasil é a sétima maior economia do mundo por PIB nominal e a setima por paridade de compra. A partir dos anos 1990 o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2008, o PIB brasileiro atingiu a marca de 2,030 trilhões de dólares passando países como Canadá, Itália e França e se aproximando do Reino Unido. As exportações triplicaram em cinco anos de aproximadamente 60 bilhões de dólares em 2002 para mais de 200 bilhões de dólares em 2008.

    Henrique(07),Rubems(17),Felipe(04)

    ResponderExcluir
  3. 1°O Brasil é a Potência Regional da América do Sul pois a sua economia é mais forte-a sétima maior economia do mundo por PIB nominal-,o seu território é o quinto maior,com um litoral bem extenso favorecendo o escoamento de produtos e outros.


    2°O Brasil prefere o MESCOSUL,pois além dele ser o ''líder'' do bloco,com o MERCOSUL as relações e negociações políticas e econômicas entre os países da América do Sul é facilitada,já a ALCA é apenas uma estratégia dos EUA para poder vender seus produtos em toda a América sem pagar impostos,o que seria ruim para o Brasil e o resto da América Latina pois as suas economias poderiam virar reféns da Potência Norte-Americana.


    3°O Brasil merece ser membro permanente da Conselho de Segurança da ONU pois está coordenando a maior atividade militar em atuação no continente americano, estando à frente da MINUSTAH, força de paz (estabilizadora) atuando no Haiti. O país não possui ogivas nucleares, mas é o único país da América Latina que domina o uso da energia nuclear.Outrossim, conforme citado acima, o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo, sendo o enriquecimento desta substância necessário para a fabricação de armas nucleares, tendo já a tecnologia necessária para a construção delas. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 13,94 bilhões de dólares, mas as previsões são de que em 2008 foram investidos em torno de 18 bilhões de dólares, possuindo o décimo terceiro maior orçamento militar do planeta. O país também possui um grande número de soldados, já que o alistamento militar é obrigatório, fazendo do exército brasileiro um dos maiores do mundo.

    4°O brasil é uma potência econômico mundial,e a setima por paridade de compra. A partir dos anos 1990 o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2008, o PIB brasileiro atingiu a marca de 2,030 trilhões de dólares passando países como Canadá, Itália e França e se aproximando do Reino Unido. As exportações triplicaram em cinco anos de aproximadamente 60 bilhões de dólares em 2002 para mais de 200 bilhões de dólares em 2008.

    O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a confirmação em novembro de 2007, na bacia de Santos, do estoque do pré-sal que vem sendo estudado desde os anos 1980. Suas reservas econômicas internacionais estão na cifra de 335 bilhões de dólares[3]. O real se consolidou como uma moeda forte e de intensa atuação na zona latino americana. É um dos maiores fomentadores de atividades (fora os países desenvolvidos) nos continentes americano e africano através do BNDES e empresas públicas e privadas.

    Alessandra(02),Katia(10),Sumara(18)

    ResponderExcluir
  4. Extensão territorial, poder econômico e poder militar são três fatores que devem ser considerados para qualificar um país como potência e compreender sua posição na hierarquia entre Estados. Estes são os fatores que permitem a um Estado atuar independentemente e influir sobre outros Estados e, portanto, determinar em que condições ele se expressa como potência regional internacional. Um Estado, que dispõe de potencial econômico, força militar e extensão territorial (assumindo, por suposto, que sua população seja correspondente ao espaço que ocupa), pode tornar-se hegemônico, o líder e o guia de um sistema de alianças e acordos de variado alcance. O Mercosul, com todos os seus problemas de união aduaneira imperfeita e de zona de livre comércio inacabada, apresenta-se como um dado da realidade econômica e política da América do Sul, ao mesmo tempo em que representa um processo real de aproximação de posições entre países que já partilham de uma história comum. A Alca, por sua vez, é uma hipótese de trabalho, ao mesmo tempo em que a expressão de um processo negociador que se apresenta como de difícil realização, por envolver nações de tradições diversas e que seguiram itinerários contrastantes ao longo do tempo.O Brasil é um país cujas crianças saem da escola pública com graves deficiências de ortografia e de compreensão de textos. As pessoas estão morrendo nos corredores lotados dos hospitais. As florestas estão sendo rapidamente desmatadas. Eu acho que o Brasil não é um país sério. Por isso, não merece ser membro permanente do conselho de segurança da ONU.O Brasil:Uma potencia Economica nos prócimos 15 anos
    Blog de cyborg :cyborg, O Brasil:Uma potencia Economica nos prócimos 15 anos
    Brasil será potência mundial em 15 anos, diz CIA

    Um estudo do Conselho de Inteligência Nacional dos Estados Unidos (NIC), órgão coordenado pela CIA, que será divulgado nesta semana, prevê que o Brasil se tornará uma forte potência econômica mundial ao longo dos próximos 15 anos. A economia do País poderá ser igual à dos países ricos da Europa.

    De acordo com o jornal O Globo, o documento final, intitulado "Mapeando o futuro global", traça as perspectivas mundiais até 2020. China e Índia são apontados como os dois principais fatores das mudanças que já estão se desenvolvendo.

    O NIC prevê uma reordenação na geopolítica mundial até 2020, com um desgaste da hegemonia dos EUA. "As potências arrivistas - China, Índia, e talvez outras como Brasil e Indonésia - poderão promover um novo conjunto de alinhamentos internacionais, marcando potencialmente umBrasil será a 4ª economia, diz consultoria

    ResponderExcluir